“Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3)




No tempo que Deus deu para Moisés as tabuas da Lei,  a nação de Israel vivia rodeada por outros povos que adoravam muitos falsos deuses. Podemos ver o exemplo dos filisteus que se curvavam a dagom, os  filisteus emploravam  que esse deus lhes concedessem boas colheitas e fartas pescarias. Os fenícios eram devotos de astarote, o seu deus da fertilidade, seus cultos eram recheados com fartas orgias e muita bebida forte. Podemos ver também os amonitas que subjugavam-se a moloque, esse deus exigia para o seu agrado o sacrifício de crianças, podemos observar uma relação negativa nos dias de hoje quando chamamos uma criança de moleque estamos de certa maneira consagrando-a a esse deus satânico, que nada mais é que uma personificação de satanás, assim como esses embusteiros que citei anteriormente.


O tempo passou, Nosso Senhor nos concedeu a graça da Salvação Eterna através do sacrifício de seu Filho Jesus Cristo, e chegamos aos dias de hoje, muita coisa mudou, inclusive os falsos deuses, hoje existe em nosso meio uma enxurrada de seres diabólicos que tentam suplantar o Trono de Deus, são milhares de imagens de barro e madeira com suas personalidade que exigem reverencias, e o pior de tudo é que muitos povos curvam-se destas coisas e chegam ao ponto de lhes pedirem graças e milagres, é muito triste para nós.

Temos também a cobiça pelo dinheiro, pelo poder, o desrespeito pleno pelo próximo, podemos e devemos considerar essas situações também como situações que nos afastam do Senhor, colocando o homem em uma condição de adorador de futilidades, nós temos a tv e a mídia que banalizam essas situações, diz que você tem que ser vitorioso a qualquer custo, que o dinheiro fará tudo na sua vida, que você vai conquistar o que quiser, casas, carrões, amores.

Eles tentam impor sobre nós um deus permissivo que permite que eu faça tudo o que eu queira, com quem eu queira, quando eu queira e para o que eu queira, em suma eles dizem que nós podemos tudo, sem limite algum, sem amor ao próximo, sem amor ao Nosso Criador, sem reverencia a Deus.

Ei queridos, isso não vem de Nosso Senhor, isto não é de Deus, e todo aquele que aceitar uma condição destas certamente o desagrada.

“e não andeis após deuses alheios para os servirdes e para vos inclinardes diante deles, nem me provoqueis a ira com a obra de vossas mãos, para que vos não faça mal”
(Jeremias 25:6)

Irmãos, a Palavra do Senhor é clara, não devemos provocar a sua ira, não devemos entristece-lo, não podemos de jeito nenhum nos inclinar diante de falsos deuses, pois só o Senhor é Deus, e só para Ele é toda honra e toda Glória.

Porém queridos, nós crentes, no alto de nossa devoção e no alto de nossa sabedoria, costumamos dizer sempre que uma palavra como esta não é para nós, pois seguimos os mandamentos e amamos a  Deus sobre todas as coisas.

Só que muitas vezes cometemos os mesmos erros dos ímpios, talvez de uma maneira diferente do que a pratica do restante do mundo, mas cometemos sim esse pecado contra o Senhor, querem ver como?

Na passagem bíblica de nosso tema (Êxodo 20:3) devemos compreender que devemos amar, honrar e adorar a Deus sobre todas as coisas, ou seja, nós não podemos amar nada e nem ninguém mais do que a Nosso Senhor.

Vamos imaginar uma pequena ilustração para que fique mais pratica a compreensão daquilo que quero dizer:

“ Na sala da casa de uma família qualquer, uma filha discute com seu pai por causa de seu namorado.
O pai desta moça esta com seu coração muito amargurado, pois sabe que o rapaz que ela tanto ama na verdade é um mal caráter, que por muitas vezes agiu de maneira grosseira com sua filha, faz pouco caso de outras pessoas, despreza os valores familiares, e constantemente zomba de Deus, enfim é o tipo de sujeito que ninguém gostaria de ter em sua família, ainda mais quando é uma família cristã, criada no seio da igreja, que tem uma busca constante por Deus.
Aquele pai sente que está perdendo sua filha, pois ela está desesperadamente apaixonada por aquele ser, e o fato que mais o entristece é que ela chegou ao ponto de dizer ao pai que amava aquele namorado mais do que tudo na vida, até mesmo mais que seu pai ou a Deus.
Para o pai cristão aquela foi a maior apunhalada que poderia receber, nem tanto pelo fato de sua filha dizer que amava outra pessoa mais do que a ele, o que entristeceu muito aquele pai foi o fato dela dizer que amava mais outra pessoa do que a Deus.”

A Filha daquele senhor acabara de produzir um falso deus, e adorá-lo, amá-lo, reverenciá-lo mais do que a Nosso Criador.

Quantas vezes nós cristãos criamos essa cilada para nós, quantas pessoas vocês conhecem que coloca o filho, a filha, o marido, a esposa, o pai, a mãe em uma situação mais importante que a de Deus em seus corações?

Saiba que um cristão quando mesmo que inconscientemente toma uma atitude destas está criando para si falsos deuses, colocando Nosso Senhor em um segundo plano.

Precisamos entender que quando colocamos qualquer pessoa  de nosso meio numa posição mais importante que a de Deus, quando amamos essa pessoa mais do que amamos a Deus e quando prestamos nossa adoração mais do que oferecemos a Deus, estamos desobedecendo o primeiro grande mandamento, e todos os outros passam a não ter o menor valor, pois desprezamos o primeiro, consequentemente desprezamos a Deus.

Queridos irmãos, entendam bem, eu não quero dizer de forma alguma que não devemos amar ou devemos diminuir o nosso amor por nossos próximos, muito pelo contrário acredito que devemos ama-los se possível mais do que amamos hoje, o fato é que esse amor que sentimos por eles não pode ocupar o lugar de Deus, o amor a Deus deve ser insubstituível e sobre todas as coisas, todo nosso louvor deve ser para Ele, toda honra e toda glória somente para Nosso Senhor e Criador.

“Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás.”
(Mateus 4.10)

Como servos de Deus não podemos permitir que satanás cresça sobre essa situação, devemos entender que o inimigo odeia a Palavra de Deus acima de tudo, porque é a Espada do Espírito. Do ponto de vista do maligno, o respeito à Palavra de Deus, é o uso da Espada  para destruição total do inimigo. Pois portanto queridos se os primeiros 3 mandamentos nos afirmam que não devemos ter outros deuses, vamos respeitar a Nosso Senhor e oferecer toda nossa devoção, amor, adoração a Deus.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India